Engajamento, produtividade e conectividade móvel tornaram-se mantra nestes momentos de incerteza como os que estamos vivendo. As empresas que ainda não se prepararam em termos de inovação tecnológica precisam fechar esta lacuna de maneira inteligente para se manterem competitivas. O uso de ferramentas de MDM – Mobile Device Management – tem se mostrado uma solução assertiva e eficiente.

Pensando nisso, a SAFIRA elegeu 4 estratégias baseadas no gerenciamento de MDM que podem auxiliar os gestores nesta jornada para garantir produtividade e segurança dos colaboradores neste “novo normal”.

1. Incentivar e apoiar o trabalho remoto não é mais uma opção!

Você sabia que apenas um terço dos tickets de suporte recebidos pelas equipes de TI é resolvido na interação inicial? Os problemas não resolvidos de imediato consomem, em média, duas horas de perda de produtividade para o usuário deste dispositivo – ou 25% de uma jornada diária de trabalho.

Como os colaboradores que estão trabalhando de casa não podem mais visitar a TI pessoalmente quando têm problemas com seus notebooks, o gerenciamento remoto de laptops tornou-se atividade essencial nas empresas. A capacidade de acessar, controlar, diagnosticar e resolver problemas remotamente via ferramentas de MDM (Mobile Device Management) garante a produtividade da equipe que trabalha em Home Office, além de aliviar a sensação de frustração do colaborador de não poder contribuir devido a um laptop com defeito.

2. A segurança do dispositivo móvel é mais importante do que nunca

Estudos publicados recentemente mostram que hackers se aproveitam da incerteza da pandemia do COVID-19 para invadir redes de wi-fi domésticas e roubar dados confidenciais.

Os dispositivos que usam Wi-Fi doméstico são vulneráveis ​​a ataques chamados de man-in-the-middle (ou MITM). Como o próprio nome sugere, nesta modalidade o hacker coloca suas armadilhas entre a vítima e sites relevantes, como sites de bancos e contas de email. Estes ataques são extremamente eficientes e difícies  de se detetar, especialmente por usuários inexperientes  ou desavisados. As informações que o trabalhador remoto pensa que vão para um colega são enviadas ao hacker. Políticas de segurança da informação também pode ser criadas e gerenciadas remotamente por ferramentas de MDM.

3. Maior visibilidade em sua cadeia de suprimentos

Durante a pandemia de COVID-19 e crises semelhantes, a visibilidade total da sua cadeia de suprimentos é crucial. O coronavírus introduziu novos check points no gerenciamento da cadeia de suprimentos que podem ser melhor gerenciados a partir de uma  estratégia móvel eficaz.

Por exemplo: Uma pesquisa recente da SOTI revelou que apenas 1 em cada 5 empresas tem visibilidade total de suas implantações móveis e de IoT. Considere como sua organização prioriza insights que direcionam tomadas de decisões de negócios. As organizações orientadas a dados têm 23 vezes mais chances de adquirir clientes e 19 vezes mais chances de serem lucrativas.

4. Implante Políticas de BYOD

À medida que a força de trabalho global passa para o trabalho remoto, muitas organizações ativam suas políticas e infraestrutura de BYOD (Bring Your Own Device). Neste cenário, algumas políticas de segurança podem ser implementadas, como a implementação funcionalidades de rastreamento e geofencing, disponíveis em ferramentas de MDM, para ajudar a proteger os dados corporativos, com o lado corporativo do dispositivo sendo bloqueado com o usuário estiver na rua, por exemplo.

5. Gestão de mobilidade relacionada às restrições de quarentena

Por meio da gestão realizada via MDM, é possível remover ou desinstalar aplicativos ou recursos que não sejam mais necessários para suas equipes. Por exemplo, se os motoristas de entrega estão sendo retirados da estrada, não há necessidade de usar um aplicativo de registro de veículos. Remover este app libera memória e velocidade do dispositivo, tornando o usuário mais produtivo à medida que realiza outros trabalhos em casa.

Uma estratégia de mobilidade conectada permite que sua organização gerencie todos os dispositivos móveis em sua infraestrutura com os dados mais atualizados, em tempo real. Compartilhar informações de dados e de comportamento de uso dos colaboradores também fornecerá análises inteligentes que podem ser compartilhadas por toda a rede. Mais informações fornecem mais informações.